Lançamento de marca destaca ações sustentáveis no agro somadas à moda
A paixão pelo agro é o que move milhares de pessoas no setor. Justamente por isso, foi essa mesma paixão que deu origem à Syngenta Collection.
Lançada no início deste ano, durante mais uma edição da Expodireto Cotrijal, a nova marca, por sua vez, destaca roupas e acessórios produzidos a partir de itens agrícolas.
Lançamento do Syngenta Collection durante a Expodireto Cotrijal, em Não Me Toque no Rio Grande do Sul
Referência global no agronegócio, a Syngenta busca, através da novidade, tornar palpável a paixão pelo setor, conectando inovações desde a matéria-prima de cada item até as estampas.
O projeto foi idealizado internamente pela equipe de marketing, conforme reflete a Coordenadora de Marketing, Karina Campos. “Enxergamos a oportunidade de preencher uma lacuna no setor e fazer isso com um manifesto da nossa paixão, através de itens exclusivos e feitos com matéria-prima da agricultura brasileira.”
O lançamento, além de apresentar a coleção, reforçou o objetivo maior da marca: promover a conexão e a representatividade das culturas. Segundo ela, foi incrível ver essa conexão que as pessoas demonstravam ao observar as peças; afinal, “essa paixão pelo agro se explica por si só”, destaca.

A criação do Syngenta Collection
Karina pontua que com o desafio de criar brand collection para a Syngenta, o primeiro ponto trabalhado foi como tangibilizar a paixão que já existe na marca, pelo setor agro, pelas culturas e pelos produtores.
“Foi então que voltamos nossos olhos para todo passo a passo. Desde a escolha da nossa matéria-prima ou seja, quais são os insumos que vamos utilizar, de onde eles estão vindo, qual é a sua rastreabilidade e procedência, até quem são as pessoas envolvidas em todo esse processo produtivo, passando por cada etapa da cadeia, tudo isso importa até o momento em que o produto finalmente chega aos nossos clientes”.
A marca chega com o propósito claro de conectar toda a cadeia do agro. Carregando a essência das culturas brasileiras em cores e texturas, com uma linha de peças onde a matéria-prima vem 100% do agronegócio.
“Então trabalhamos nisso, desde a camiseta de algodão, da nossa xícara vinda do farelo de arroz, trigo, da cana-de-açúcar, bem como, as xícaras feitas a partir da borra do café. Estamos falando de itens exclusivos, pensados e desenhados para nossas coleções. Porque queríamos trazer essa essência, a realidade do produtor”, explica Karina.
Moda, agro e sustentabilidade
A Syngenta possui, há anos, uma parceria com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), sempre fundamentando a importância da produção de algodão sustentável no Brasil.

Um exemplo desse esforço já realizado pela Abrapa é o movimento “Sou de Algodão”, que, nos últimos anos, uniu produtores, indústria têxtil e a sociedade.
Além disso, a Syngenta Collection foi lançada em parceria com esse movimento. A marca, por sua vez, nasceu como parte de um compromisso maior: promover uma produção totalmente sustentável, com peças 100% de algodão, feitas com qualidade e respeito ao meio ambiente

“Buscamos nesse movimento fortalecer toda a cadeia do agro, e isso inclui quem produz até quem compra. Além disso, temos muitas instituições sociais envolvidas, que estão ligadas a essa cadeia e que também estão sendo beneficiadas”, explica Karina.
Ações sociais por trás da Syngenta Collection
Reafirmando o compromisso de caráter social, todo valor arrecadado durante o lançamento da marca na Expodireto Cotrijal 2025, foi destinado para APAE de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul.
Celebrando o protagonismo das culturas, a coleção possui itens variados, abrangendo cadeias como a cafeicultura, soja, milho, trigo, entre outras.
“Em vários itens celebramos o protagonismo de diversas culturas, em várias regiões brasileiras, impactando toda a cadeia, principalmente o pequeno produtor, que hoje fomenta grande parte da produção dessa coleção.”
Brotinhos: inspirando o futuro do agro
O lançamento também trouxe a coleção “Brotinhos”, voltada para o público infantil, que fomenta o legado do agro brasileiro, transmitindo valores inegociáveis para o futuro da agricultura no Brasil: sustentabilidade e paixão pelo setor. Além das peças de vestuário, que já foram lançadas, essa coleção também contará com brinquedos e objetos educativos, que devem ser lançados em um futuro breve.
“Falando sobre “Brotinhos”, trouxemos a ideia de continuidade dessa paixão passada de geração em geração”, finaliza.

Por fim, a marca ressalta que, além de alimentar o mundo, o agro também possui um poder transformador. E a iniciativa em parceria com pequenos e médios produtores tangibiliza essa visão, conectando histórias e reforçando as melhores práticas em campo.
Todos os itens podem ser comprados durante os eventos agrícolas onde a experiência da loja Syngenta Collection é aberta ao público e parceiros.
E uma das experiências também marcante no evento, é que os clientes Acessa Agro, podem trocar seus pontos online e resgatar em produtos da marca.
A Syngenta apoia o produtor rural em todos os momentos, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis. Acesse a central de conteúdos Mais Agro e fique por dentro de tudo o que acontece no campo.
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